top of page

Por que é tão importante cuidar da saúde mental?

  • Foto do escritor: Psicóloga Luana Pereira
    Psicóloga Luana Pereira
  • 3 de abr. de 2019
  • 2 min de leitura

Nos últimos anos tem se ouvido bastante o termo “saúde mental”. O motivo, infelizmente, não é dos melhores: só estamos falando tanto no assunto porque o número de casos de pessoas com ansiedade e depressão tem crescido exponencialmente.


Saúde mental, entretanto, é um conceito muito mais abrangente. Estar bem de saúde, nesse sentido, não significa estar vivenciando um completo bem-estar, mas conseguir lidar bem com as adversidades da vida.

É preocupante o fato de que costuma-se dar atenção à saúde apenas quando a situação já atingiu um alto nível de gravidade. Geralmente, por falta de conhecimento ou negligência, a(o) psicóloga(o) é a última profissional a ser procurada(o), é visto como um último recurso.


Precisamos, portanto, começar a entender que saúde mental é base para a vida de qualquer ser humano. Qualquer problema, por menor que possa parecer, pode ser um evento disparador de diversos pensamentos e sentimentos que precisam ser lidados e cuidados. E, infelizmente, numa cultura onde não se admite sofrimento é difícil saber como lidar com isso sem um apoio especializado.


O paradigma da felicidade, que por muito tempo reinou na nossa sociedade, hoje começa a ruir. O imperativo dos pensamentos positivos e do bem-estar eterno está caindo por terra, e agora precisamos lidar com o caos que se instaurou em decorrência dessa ideia equivocada.


A vida humana é diversa, complexa, e é preciso então falar sobre ela. É preciso entender a saúde mental como prioridade, tal qual é a física, afinal uma coisa está diretamente interligada à outra. Por isso é tão importante cuidar da saúde mental. Não apenas para não adoecer, mas para viver uma vida com mais qualidade, com mais significado. E a psicologia é uma importante aliada nesse processo!


Comments


bottom of page